Avançar para o conteúdo principal

EXCLUSIVO: O que vai dizer Luís Filipe Vieira na BenficaTV

A entrevista não será realizada em directo e já foi possível saber o que foi dito pelo Presidente.

Tal como aqui tenho escrito várias vezes, Luís Filipe Vieira não pretende "falar demais" como muitos lhe têm apontado no passado, daí o silencio que tem imperado vindo de dentro do SLBenfica, pois o Presidente sabe que algumas acções recentes (dos comunicados a intervenções do Presidente) foram motivo de grande controvérsia.

Contudo, tal como aqui foi escrito no dia de ontem, a situação está a tornar-se insustentável e à beira de "chamuscar todos no mesmo grelhador": de Vieira a Jesus, passando por jogadores, Rui Gomes da Silva que dá a cara na televisão e muito lhe custa esconder o desacordo com Vieira, enfim... Curiosamente quem sai "limpo" desta situação são precisamente os que mais contribuíram para que a gestão do SLBenfica seguisse caminhos tão erráticos nos últimos 10 anos.

Portanto Luís Filipe Vieira falou e escolheu o meio de comunicação correcto: a BenficaTV. A entrevista que conduzida por Hélder Conduto que já demonstrou que não faz "jornalismo de algibeira", ou seja, não fez entrevistas de conveniência, como demonstrou com Cardozo e antecipo que terá deixado isso claro quando foi contratado para a BenficaTV.

Remodelação na SAD

- O ponto de viragem que impede o SLBenfica de ser uma organização desportiva à escala europeia é a sua organização e estrutura regional, ou se quiserem local. São como uma empresa de aldeia que quer afirmar-se na internacionalização, ou seja, se não mudam a organização e se não têm profissionais experientes e um produto interessante... Nunca fazem mais do que fogachos.

Assim sendo, o SLBenfica irá mudar a organização da SAD e contratar um CEO para liderar a mesma. Esse exemplo é hoje seguido pelos principais clubes europeus. Em Inglaterra é algo fortíssimo e muito bem implementado, com contratações a aparecerem entre clubes de topo, como foi o caso de Peter Kenyon, David Gill, Ron Gourlay, etc.

O CEO será o líder da SAD na componente de gestão desportiva com total autonomia e a reportar unicamente ao Presidente.

Um homem do futebol, que conhece o futebol, os jogadores, os dirigentes, o sistema, as arbitragens, as negociações... Eu continuo a insistir que o SLBenfica ganha muito mais do que perde em contratar para esse lugar o José Veiga. Rui Costa a trabalhar directamente com José Veiga, liderando algumas áreas como a prospecção e futebol de formação, será uma dupla brilhante.

Mas para isto ser possível, quem um dia impediu esta organização, que Luis Filipe Vieira quis implementar, precisamente com José Veiga, terá que sair. Esse elemento ganhou preponderância a mais no processo de gestão da SAD e influencia uma gestão direccionada à boa relação entre instituições e boa resposta aos creditores, em prol do sucesso desportivo. Uma coisa não impede a outra, tal como Bruno de Carvalho impôs no SportingCP, primeiro estão os valores do clube e a defesa dos sócios e com isso se cumprirão os compromissos com os credores.

Com esse dirigente, obviamente teria que sair a sua "equipa". E coloco "equipa" entre aspas porque penso que nem todos são colaboradores directos, mas partilham da sua ideia de gestão. Atenção e mais uma vez repito: Não confundir isto com incompetência, desrespeito ou desonestidade das pessoas indicadas. Apenas desacordo com a sua concepção de gestão e operacionalidade de um Clube como o SLBenfica.

Com esta mudança não precisará de entrar muita gente nova e menos ainda a chamada "gente da confiança" de X ou Y. Era preciso integrar também, portanto, um gestor competente no segmento financeiro, reconhecido benfiquista e com sucesso profissional que lhe permitisse abraçar agora um projecto profissional no SLBenfica. Nomes? Fernando Tavares, por exemplo. Bagão Felix é outro que foi referido

Depois já lá estão Rui Costa e Lourenço Coelho para ser os pilares de José Veiga na formação e prospecção, bem como no futebol profissional respectivamente.

Na formação, como disse José Veiga numa entrevista, a sua ideia passaria por recrutar um profissional para liderar a formação (a reportar a Rui Costa), a partir das melhores escolas de formação do Mundo: França, onde se imporia um modelo novo de formação, de base e integrado totalmente no futebol profissional.

Está bom de ver que Jesus deixará de ter todo o papel abrangente que tem hoje para ser unicamente aquilo em que é dos melhores da Europa: treinar e orientar uma equipa de futebol. Só isso!

A comunicação da SAD será da responsabilidade de José Veiga que escolherá um assessor para o efeito. Ricardo Lemos já lá está se tem ou não capacidade para o cargo, não sei... mas a "preparação" de Jesus nas conferências de imprensa não dá essa ideia.

Aliviar a pressão sobre Jesus

Reforçou que o treinador é o melhor treinador português depois de Mourinho e o lugar de um profissional dessa qualidade é no SLBenfica. Assumiu que as futuras mudanças serão no sentido de ajudar e libertar o treinador para a concretização dos objectivos que pretendemos atingir este ano e nos quais estamos absolutamente centrados e obstinados: Vencer o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal sem qualquer margem de contestação ou discussão face à superioridade da nossa equipa perante todas as demais. Para tal  dar conta que o Benfica conta com um dos melhores planteis das últimas décadas e para isso muito contou o facto de a Administração da SAD ter colocado os interesses desportivos à frente dos interesses financeiros ao não deixar sair jogadores por valores abaixo do seu real valor

Anunciou novamente que o plantel está fechado a saídas de jogadores, salvo situações contratuais que o clube não consiga evitar. Caso algum desses jogadores saiam pela clausula estabelecida contratualmente, o SLBenfica tem identificados os jogadores que serão imediatamente negociados para os substituir.

Sobre a actualidade

Sem fugir aos temas do defeso, abriu as portas do SLBenfica a "um jogador da casa" indicando que Cardozo cumpriu o seu castigo e está de corpo e alma com o Sport Lisboa e Benfica, com os companheiros e com a equipa técnica que recebeu com grande alegria o Cardozo depois de tudo ultrapassado.

Sobre o jovem Oblak, ao contrário do que vem sendo noticiado, reforçou a intenção do SLBenfica em fazer valer o contrato com o jogador é para ser levada... para o relvado e não para os tribunais. O Oblak é jogador do SLBenfica e contamos com ele e já demos conta ao seu empresário dos planos do Benfica para o Oblak e contamos poder integrar o jogador

Partilhou com os benfiquistas os objectivos de questões como protocolo de parceria com o Vojvodina, e dizer tratar-se de um protocolo essencialmente direccionado para a formação, por forma a quem o SLBenfica possa beneficiar em conhecimento, e sempre que se justificar também em jogadores, do trabalho excelente que está a ser feito neste domínio naquele país de leste, como ficou recentemente provado na conquista do Europeu de Sub19 pela Sérvia. Ao contrario do que foi noticiado, o objectivo primário não é o intercâmbio de jogadores, mas sim de competências na área da dinamização da formação, que continua a ser uma área onde o SLBenfica pretende continuar a investir para tirar dividendos.

Ainda no domínio da formação não evitou as referências às recentes desvinculações de atletas da formação do SLBenfica como Miguel Rosa, Roderick ou David Simão, dando conta que os jogadores tinham objectivos na carreira que o SLBenfica não conseguia satisfazer no imediato e, tratando-se de atletas por quem o SLBenfica tem o maior carinho, por serem benfiquistas e atletas "da casa" optámos por libertá-los para continuarem o seu trajecto, no entanto, em todos os processos contratuais ficou salvaguardada uma clausula de preferência futura para o SLBenfica, que é do interesse do Clube e dos jogadores.

Por fim, sobre a contratação de jogadores, alegadamente incompreensivel, como Funes Mori, Fariña, Pizzi, etc. reforçou que o SLBenfica não trabalha apenas a pensar na presente temporada e que a equipa técnica tem a plena convicção que estes jogadores nesta temporada ou após um período de trabalho sob o enquadramento de um projecto de acompanhamento que será implementado, virão ainda a ser activos muito válidos para o clube.


Sobre este projecto, anunciou o Clube que é parte de um plano de continuidade, direccionado em dois segmentos: jogadores contratados a terceiros e outro projecto dedicado à formação onde anualmente cinco jogadores do sector de formação são integrados num plano de desenvolvimento e acompanhamento intensivo, com vista à integração do plantel principal no ano seguinte de dois desses jogadores, transitando os seguintes para um segundo ano do projecto, momento em que dois novos jogadores da formação integrarão o mesmo em substituição dos que foram promovidos. 

Outros temas



- Anunciou que com o actual numero de assinantes que os operadores já realizam sobre a BenficaTV, o valor anual de receitas para o Clube é já superior ao que auferia do anterior contrato, já tendo em conta os custos adicionais.


- Ainda no contexto da BenficaTV apresentou também novidades ao nível da liderança do canal, em linha com as novas exigencias editoriais e de conteudos. E apresentar novidades ao nivel das plataformas (smartphones, tablets e online) e interação com sócios durante os jogos no estádio para acesso a repetições.

- Valorizou mais o fenómeno das redes sociais e da blogsfera, dando conta de uma proximidade maior com estes segmentos para recolha de feedbacks, partilha de opiniões e maior interactividade entre os benfiquistas e o clube, pois é um facto real que as redes sociais são cada vez mais um espaço de partilha de informação e onde o Clube pode obter a colaboração e apoio de muitos benfiquistas interessados em ajudar o clube e a direcção a ser melhor.

"Não aconteceu, mas poderia ter acontecido assim"

- O que acham os benfiquistas?
Como se sentiriam se este fosse um possível resumo das palavras de Luis Filipe Vieira?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restruturação da SAD avança mais rapidamente

A derrota desta noite, contrariamente ao que seria de prever e de acordo com outras situações, não fragilizou Jesus, mas sim... Luís Filipe Vieira, que foi muitíssimo pressionado pela restante Direcção do Clube, mais até do que pela SAD a efectuar mudanças urgentes no futebol, sob pena de ser um ano nefasto para um do melhores planteis que o SLBenfica já teve. Nesse sentido, a mudança na estrutura da SAD irá avançar rápida e urgentemente, tendo Luís Filipe Vieira a noção que, por muito que tal agrade a Jesus, querer que o treinador suprima as ineficiências e as inexistências da estrutura do SLBenfica... Simplesmente não é possível. Assim sendo, nos próximos dias José Veiga irá regressar ao SLBenfica e, na mesma reestruturação irão sair Domingos Soares Oliveira, Miguel Moreira, Paulo Gonçalves e João Gabriel. O nome mais forte para o lugar de DSO não é ainda conhecido, mas muitos apontam Fernando Tavares, pela sua experiência empresarial e formação desportiva recente. Com José Veiga tra

Fiquei com a sensação que deixei o puto ir de ferias

Fiquei com a sensação que deixei o puto ir de ferias

Treino de 5ª feira à porta aberta

Por decisão directa de Luis Filipe Vieira, o treino desta quinta-feira, feriado, será realizado à porta aberta. Avizinha-se um "banho de multidão" que servirá seguramente de catalisador da equipa para o arranque do campeonato na Madeira, contra o Marítimo. Estão previstas diversas surpresas, preparadas pelo departamento de marketing, incluindo um sorteio para um grupo de 50 sócios entre os presentes, de uma sessão de autógrafos após o treino, numa zona mista onde poderão contactar todos os jogadores para autógrafos e fotografias. A Direcção do SLBenfica pretende uma fortíssima "injecção de motivação" e um banho de mística aos jogadores do Benfica. "Não aconteceu, mas poderia ter acontecido assim!" - o que acham? Não fazia todo o sentido realizar uma acção destas com os sócios e adeptos, num dia feriado e num nome to em que tantos emigrantes estão em Lisboa?

Novo projecto de formação do SLBenfica

Na linha do protocolo com o Vojvodina, da 1ª divisão sérvia e um clube com uma estratégia muitíssimo marcada na formação, o SLBenfica continua a sua estratégia de desenvolvimento do sector da formação e da prospecção antecipada de novos talentos. Enquanto do Caixa Futebol Campus não saem ainda os jogadores da formação para se impor ao mais alto nível, tarefa que não é simples e onde o clube sabe também que precisa melhorar, o SLBenfica tem procurado antecipar-se no mercado internacional, nomeadamente na prospecção de jovens jogadores já com experiência competitiva nos campeonatos profissionais como aconteceu com David Luiz, DiMaria, Markovic, Djuricic, Javi Garcia, etc. Se no plano da prospecção internacional, área liderada por Rui Costa, o Clube já encontrou um caminho e direcciona-se constantemente para mercados emergentes acessíveis financeiramente e com jogadores de elevado potencial, no plano nacional o SLBenfica pretende melhorar a integração de jovens da formação no pla

FINALMENTE! Alguém fez o trabalho de casa no Benfica!

Uma conferência de imprensa de Jesus... À Benfica! É preciso sentirem "os tintins" apertados para se portarem como profissionais! ARGH!!!

Hélder Cristóvão despedido à Fernando Santos

Ainda agora começou o campeonato e Hélder Cristóvão já abandonou o comando técnico da equipa do Benfica B. Sem qualquer vitoria nos dois primeiros jogos, Hélder Cristóvão acabou vitima da situação que trouxe ao SLBenfica um treinador inexperiente e sem qualquer historial ou obra feita na formação. Luís Filipe Vieira, em linha com a reestruturação que pretende fazer nada SAD, quer o treinador Jorge Jesus exclusivamente dedicado à orientação da equipa principal e respectiva conquista do título de campeão nacional e da taça de Portugal. Hélder Cristóvão publicamente procurava sempre uma colagem a Jorge Jesus, sendo que todas as suas intervenções no âmbito da equipa B acabavam de alguma forma sempre por referir Jorge Jesus, no que na SAD começou a ser visto como Hélder Cristóvão funcionar praticamente como adjunto de Jesus, o que não foi bem aceite. Nesse sentido, Hélder Cristóvão acabou por representar um aviso a Jorge Jesus por parte de Luís Filipe Vieira, no sentido de que o que

Gosto demais do NGB... É o "meu menino"

Tentei aproveitar o período calmo das ferias para mais uma tentativa, desta vez silenciosa, de me separar da ligação umbilical ao NGB. Na verdade nunca estive "preparado" para tanta visibilidade. Aquela "brincadeira" tem uma media de visitas de 10.000 visitantes por dia. Sinto sempre vontade de fugir, mas se calhar nunca na dimensão do orgulho impossível de disfarçar de ter criado um blog tão reconhecido e visitado... Até tão odiado por alguns obtusos. Tentei, por isso, criar um projecto alternativo onde eu pudesse dar "visões" ou sugestões de como poderiam ter sido feitas algumas escolhas ou opções, procurando assim contribuir de alguma forma para melhorar. Quem me conhece sabe que nunca critiquei por criticar, sempre tentei encontrar soluções alternativas que podem ou não fazer sentido, mas há "construção" na critica. Mas não dá, amigos! Fiquei com a sensação que deixei o puto ir de ferias com os amigos para o estrangeiro pela primeira vez

Problema GRAVE no Museu Cosme Damião

Talvez eu seja dos poucos que considera o museu "pouco emotivo". É lindo, um orgulho, mas na minha opinião falta "arrepiar" quem o vê! Eu, como benfiquista, teria por exemplo dado um espaço exclusivo à duas conquistas europeias do futebol, com vídeos, fotos, etc. Ao invés de colocar as taças (lindas) ali junto das taças internacionais... E os momentos multimédia, por amor de Deus, o YouTube está carregado de vídeos muitíssimo mais emotivos, emocionantes e arrepiantes do que os dois que passam no Museu. Mas na minha opinião, além de já se sentir uma falta de actualidade no Museu, ou seja, faltam conquistas recentes falta sentir que continuamos o percurso que nos levou até ali, há o risco real de o Museu "parar no tempo" e, por este andar daqui a 10 anos, no que ao futebol diz respeito, ter ali mais duas/três taças entre campeonatos, taças (Portugal e Liga)... A todos os que, como eu, se sentem orgulhosos por existir aquele espaço (independentemente