Avançar para o conteúdo principal

Entrevista de Luís Filipe Vieira analisada pelo GB

Não vi a entrevista em directo, só a vi há pouco e começo por realçar um factor negativo e um positivo:

- muito positivo: o profissionalismo de Hélder Conduto! Perguntou o que devia perguntar e o que os benfiquistas queriam saber. A BenficaTV terá neste jornalista um pilar de imparcialidade que a função impõe.

- negativo: a frase já não é nova, nunca foi bem aceite, mas Vieira decidiu repeti-la: "Ás vezes, perdendo aprende-se muito"! Por amor de Deus, esta está ao nível da outra que dizia que "ter sido campeão em 2004/05 fez mal aos benfiquistas". Esta frase é verdadeira, mas em gente impreparada, em organizações jovens e imaturas... Nunca num clube da dimensão do SLBenfica e ao fim de 12 anos de trabalho no clube como é o caso de Luís Filipe Vieira. Muito mal, como também muito mal na indicação que não deve ser avaliado pelos resultados porque... Não marca golos! Muito mal!!!

Relativamente à entrevista em si mesmo, o Presidente teima em não assumir a responsabilidade sobre as derrotas e insucessos, teima em não apresentar um discurso que assuma que houve falhas de palmatória que têm que ser corrigidas e garantias dá que as irá corrigir. Este é para mim o ponto principal que o Presidente teima em falhar consecutivamente.

Falta, portanto, o Presidente perceber que as derrotas e os insucessos não são obra do acaso, do azar ou (sempre) das "forças externas".

Outra questão que teima em não mudar é a insistência no discurso dos abutres e das feiras de vaidades do passado! Essas mesmas feiras de vaidades existem e muito, bem como o Clube tem abutres, mas lá dentro, que Vieira teima em não querer ver.

Sobre as restantes ideias fortes, posso GABAR-ME de terem ido no sentido de muito do que aqui escrevi ontem a antecipar esta entrevista, pelo que nessa linha considero que esteve muito bem. A saber:

- Oblak: Sugeri que anunciasse a reintegração do jovem, fiquei com a ideia que é isso que vai acontecer brevemente. A confirmar-se fico muito feliz com esta "contratação" de muitíssima qualidade para claramente "fazer sombra" ao Artur.

- Cardozo: Foi pelo caminho certo, mas recentemente tomaram uma acção contraria ao que o Presidente hoje disse. Ora, se vai ser integrado... Porque não foi inscrito na Liga? Ou seja, o que Vieira disse foi claro e correcto, alias poderia até ter sido mais incisivo, mas as acções foram em sentido contrario. Lá está a tal "estrutura" a falhar.

- Jesus: Tal como nos dois "casos" anteriores, também neste Vieira apresentou uma posição na linha do que eu aqui já tinha escrito. Jesus é para ficar e não há contestação possível. Revelou o que eu já sabia e já tinha partilhado com alguns elementos do NGB: Jesus já tinha renovado antes de perder a Taça de Portugal.

- Rui Costa: É o responsavel pelas contratações do Benfica!!! Esclarecida a sua função FINALMENTE. Porém, ao contrario do que já li, não lidera o futebol do SLBenfica. Se por um lado a sua função é adequada à suas competências, ter o futebol "partido em três" é absurdo: o Jesus pede, o Rui Costa escolhe e Vieira manda/gere - depois acontecem situações como Nolito, Capdevilla e outros que tais que o treinador entende que não deve apostar em jogadores que saíram da cabeça do scouting... E como quem manda não escolheu, prevalece a "marronice" do treinador. 

A rever, Rui Costa deveria ser o líder, o CEO, do futebol!!! A minha escolha, como sabem, é José Veiga, mas Vieira mostrou mais uma vez que a aproximação dos dois não é possível, depois de tantos elogios que deixou ao ex dirigente. Nesse sentido, a opção deveria ser Rui Costa. Seja como for, com esse ou com outro, deveria haver um líder do futebol que fosse responsavel pela gestão desportiva e comunicação da SAD.

- Roberto e Pizzi: Já enjoa este assunto! Foi muitíssimo bem resolvido pela SAD, as perdas de um mau investimento (que acontece em todo o lado) foram minimizadas e o SLBenfica ainda foi buscar um activo português com qualidade que este ano não teria espaço no plantel (Pizzi) dada a permanência de Salvio.

- Salvio, Garay e Matic (saídas): Temos um plantel à altura do Benfica, mas... Tudo pode acontecer, mas não haverá negociações abaixo do real valor dos jogadores no plantel. Quem ler a antevisão que fiz a esta entrevista vê que defendi isso mesmo. Ou seja, para todos os efeitos este é o nosso plantel, mas como nenhum clube do Mundo, não podemos estar fechados a negócios irrecusáveis.

- Aposta na Sérvia: Mais um tema abordado na linha do que aqui escrevi antes, ou seja, Vieira deu conta tratar-se de um mercado onde o Benfica optou por diversificar a sua prospecção, com sucesso dado que trouxemos jogadores de qualidade e por isso já reforçámos esse trabalho (faltou referir isso a propósito do protocolo). Deixou a nota que veremos se outros não nos seguirão, tal como no passado já seguimos outros para a Argentina. Normal, portanto.

- Mais portugueses: 2014/15 será um ano com mais portugueses no plantel e o arranque do aproveitamento da formação. Bom, também aqui eu sugeri um novo projecto para a formação há uns dias que visava a maximização do potencial dos jogadores formados na Luz e assim conseguir integrar dois por temporada. Se era disto que o Presidente falava, não sei.

- Demissão: Não considera que o deva fazer. E acho que está certíssimo. Já quando diz que ouve as criticas e que são bem vindas, aí acho que ainda há espaço para melhorar.

- Marítimo e o aparecimento do Presidente: Diz que os jogadores parecia que tinham medo de errar na Madeira, mas diz também que não considera que tenha dado a cara tarde demais. Discordo em absoluto! Os jogadores efectivamente jogaram sobre brasas e porque o Presidente FALHOU em não ter falado mais cedo. Esta precisa entrevista há um mês teria sido o bálsamo necessário para acalmar os jogadores e adeptos. Quando refere que há coisas que temos que dizer "basta", cheira a que houve "catanada no balneário" e acho muito bem... Há que apertar com as "primadonas" que são os jogadores de futebol.

- Objectivos da temporada: Campeonato e Taça de Portugal! Mais uma vez, a deixar claro que é para ganhar estas duas competições, precisamente como eu tinha também antecipado, faltou porventura reforçar que as queria ganhar "a valer por duas temporadas" depois do falhanço do ano passado... Mas o problema é que o Presidente continua a não considerar o ano passado um falhanço, um erro crasso na minha opinião.

- Fariña: É um jogador com potencial, mas o Dubai tem muito mais interesse que o potencial desse jogador. Tal como já referi a propósito do Roberto, nem sempre os detalhes dos negócios devem ser explicados, muitas vezes há "outros valores" que são mais importantes e com maior retorno. Vieira explicou que o Dubai para onde foi colocado o jogador é um mercado que interessa ao Clube, não na perspectiva futebolística, mas financeira - antecipo, por exemplo, que ao nível da compra dos direitos televisivos dos jogos do Benfica.

BenficaTV: Grande alarido dos dois canais! No NGB isso foi precisamente referido varias vezes por mim, mas não só. Chamaram-nos tolinhos e que não percebíamos nada disto. Aqui está a resposta a esses, dada directamente pelo Presidente.

Ainda no domínio da BenficaTV, tal como eu também antecipei na antevisão da entrevista, Vieira deu conta que o sucesso financeiro da aposta na exploracão dos direitos televisivos já cobre financeiramente a proposta de Joaquim Oliveira - acho que neste ponto se terá entusiasmado um pouco, porque os custos também dispararam e todos teríamos ficado contentes se dissesse que já superava o que recebíamos antes, que era bem mais realista.

Em conclusão:
Ouvi muitas respostas no sentido do que venho defendendo e no sentido do que fui escrevendo no NGB ao longo dos anos e aqui nas ultimas semanas. Fico contente de saber que o Presidente e eu estamos de acordo em diversos pontos... Só não percebo como é que vão reagir a isso os anormais que criticavam as minhas posições/sugestões.

Ainda bem que publiquei aqui (e antes no NGB) varias destas posições ANTES da tomada de posição do Presente e que podem agora ser confirmadas, depois de o Presidente referir e responder precisamente no mesmo sentido.

Não me interessa se o Presidente lê e se revê no que escrevo, se alguém lê e partilha com ele, se nào sabe e é apenas coincidência, aquilo que me deixa satisfeito é saber que a minha forma de pensar encontra paralelo na do Presidente em diversos temas. 

Falta agora ser executado o que foi dito e que a postura e forma de abordar os dossiers seja mantida para o futuro.

Comentários

  1. Para os que não acreditarem que antecipei muitos destes temas:

    http://benficacosmedamiao.blogspot.pt/2013/08/exclusivo-o-que-vai-dizer-luis-filipe.html

    http://benficacosmedamiao.blogspot.pt/2013/08/luis-filipe-vieira-vai-quebrar-o.html

    http://benficacosmedamiao.blogspot.pt/2013/08/novo-projecto-de-formacao-do-slbenfica.html

    http://benficacosmedamiao.blogspot.pt/2013/08/rui-costa-temos-o-melhor-plantel-das.html

    ResponderEliminar
  2. Fds o gajo é burro mesmo, à quantidade de vezes que já perdeu nunca mais acaba o curso!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Não aconteceu, mas poderia ter acontecido assim... E se tivesse acontecido, qual seria a tua opinião?

Mensagens populares deste blogue

Restruturação da SAD avança mais rapidamente

A derrota desta noite, contrariamente ao que seria de prever e de acordo com outras situações, não fragilizou Jesus, mas sim... Luís Filipe Vieira, que foi muitíssimo pressionado pela restante Direcção do Clube, mais até do que pela SAD a efectuar mudanças urgentes no futebol, sob pena de ser um ano nefasto para um do melhores planteis que o SLBenfica já teve. Nesse sentido, a mudança na estrutura da SAD irá avançar rápida e urgentemente, tendo Luís Filipe Vieira a noção que, por muito que tal agrade a Jesus, querer que o treinador suprima as ineficiências e as inexistências da estrutura do SLBenfica... Simplesmente não é possível. Assim sendo, nos próximos dias José Veiga irá regressar ao SLBenfica e, na mesma reestruturação irão sair Domingos Soares Oliveira, Miguel Moreira, Paulo Gonçalves e João Gabriel. O nome mais forte para o lugar de DSO não é ainda conhecido, mas muitos apontam Fernando Tavares, pela sua experiência empresarial e formação desportiva recente. Com José Veiga tra

Fiquei com a sensação que deixei o puto ir de ferias

Fiquei com a sensação que deixei o puto ir de ferias

Treino de 5ª feira à porta aberta

Por decisão directa de Luis Filipe Vieira, o treino desta quinta-feira, feriado, será realizado à porta aberta. Avizinha-se um "banho de multidão" que servirá seguramente de catalisador da equipa para o arranque do campeonato na Madeira, contra o Marítimo. Estão previstas diversas surpresas, preparadas pelo departamento de marketing, incluindo um sorteio para um grupo de 50 sócios entre os presentes, de uma sessão de autógrafos após o treino, numa zona mista onde poderão contactar todos os jogadores para autógrafos e fotografias. A Direcção do SLBenfica pretende uma fortíssima "injecção de motivação" e um banho de mística aos jogadores do Benfica. "Não aconteceu, mas poderia ter acontecido assim!" - o que acham? Não fazia todo o sentido realizar uma acção destas com os sócios e adeptos, num dia feriado e num nome to em que tantos emigrantes estão em Lisboa?

Novo projecto de formação do SLBenfica

Na linha do protocolo com o Vojvodina, da 1ª divisão sérvia e um clube com uma estratégia muitíssimo marcada na formação, o SLBenfica continua a sua estratégia de desenvolvimento do sector da formação e da prospecção antecipada de novos talentos. Enquanto do Caixa Futebol Campus não saem ainda os jogadores da formação para se impor ao mais alto nível, tarefa que não é simples e onde o clube sabe também que precisa melhorar, o SLBenfica tem procurado antecipar-se no mercado internacional, nomeadamente na prospecção de jovens jogadores já com experiência competitiva nos campeonatos profissionais como aconteceu com David Luiz, DiMaria, Markovic, Djuricic, Javi Garcia, etc. Se no plano da prospecção internacional, área liderada por Rui Costa, o Clube já encontrou um caminho e direcciona-se constantemente para mercados emergentes acessíveis financeiramente e com jogadores de elevado potencial, no plano nacional o SLBenfica pretende melhorar a integração de jovens da formação no pla

Hélder Cristóvão despedido à Fernando Santos

Ainda agora começou o campeonato e Hélder Cristóvão já abandonou o comando técnico da equipa do Benfica B. Sem qualquer vitoria nos dois primeiros jogos, Hélder Cristóvão acabou vitima da situação que trouxe ao SLBenfica um treinador inexperiente e sem qualquer historial ou obra feita na formação. Luís Filipe Vieira, em linha com a reestruturação que pretende fazer nada SAD, quer o treinador Jorge Jesus exclusivamente dedicado à orientação da equipa principal e respectiva conquista do título de campeão nacional e da taça de Portugal. Hélder Cristóvão publicamente procurava sempre uma colagem a Jorge Jesus, sendo que todas as suas intervenções no âmbito da equipa B acabavam de alguma forma sempre por referir Jorge Jesus, no que na SAD começou a ser visto como Hélder Cristóvão funcionar praticamente como adjunto de Jesus, o que não foi bem aceite. Nesse sentido, Hélder Cristóvão acabou por representar um aviso a Jorge Jesus por parte de Luís Filipe Vieira, no sentido de que o que

FINALMENTE! Alguém fez o trabalho de casa no Benfica!

Uma conferência de imprensa de Jesus... À Benfica! É preciso sentirem "os tintins" apertados para se portarem como profissionais! ARGH!!!

Gosto demais do NGB... É o "meu menino"

Tentei aproveitar o período calmo das ferias para mais uma tentativa, desta vez silenciosa, de me separar da ligação umbilical ao NGB. Na verdade nunca estive "preparado" para tanta visibilidade. Aquela "brincadeira" tem uma media de visitas de 10.000 visitantes por dia. Sinto sempre vontade de fugir, mas se calhar nunca na dimensão do orgulho impossível de disfarçar de ter criado um blog tão reconhecido e visitado... Até tão odiado por alguns obtusos. Tentei, por isso, criar um projecto alternativo onde eu pudesse dar "visões" ou sugestões de como poderiam ter sido feitas algumas escolhas ou opções, procurando assim contribuir de alguma forma para melhorar. Quem me conhece sabe que nunca critiquei por criticar, sempre tentei encontrar soluções alternativas que podem ou não fazer sentido, mas há "construção" na critica. Mas não dá, amigos! Fiquei com a sensação que deixei o puto ir de ferias com os amigos para o estrangeiro pela primeira vez

Problema GRAVE no Museu Cosme Damião

Talvez eu seja dos poucos que considera o museu "pouco emotivo". É lindo, um orgulho, mas na minha opinião falta "arrepiar" quem o vê! Eu, como benfiquista, teria por exemplo dado um espaço exclusivo à duas conquistas europeias do futebol, com vídeos, fotos, etc. Ao invés de colocar as taças (lindas) ali junto das taças internacionais... E os momentos multimédia, por amor de Deus, o YouTube está carregado de vídeos muitíssimo mais emotivos, emocionantes e arrepiantes do que os dois que passam no Museu. Mas na minha opinião, além de já se sentir uma falta de actualidade no Museu, ou seja, faltam conquistas recentes falta sentir que continuamos o percurso que nos levou até ali, há o risco real de o Museu "parar no tempo" e, por este andar daqui a 10 anos, no que ao futebol diz respeito, ter ali mais duas/três taças entre campeonatos, taças (Portugal e Liga)... A todos os que, como eu, se sentem orgulhosos por existir aquele espaço (independentemente