Avançar para o conteúdo principal

Novo projecto de formação do SLBenfica

Na linha do protocolo com o Vojvodina, da 1ª divisão sérvia e um clube com uma estratégia muitíssimo marcada na formação, o SLBenfica continua a sua estratégia de desenvolvimento do sector da formação e da prospecção antecipada de novos talentos.

Enquanto do Caixa Futebol Campus não saem ainda os jogadores da formação para se impor ao mais alto nível, tarefa que não é simples e onde o clube sabe também que precisa melhorar, o SLBenfica tem procurado antecipar-se no mercado internacional, nomeadamente na prospecção de jovens jogadores já com experiência competitiva nos campeonatos profissionais como aconteceu com David Luiz, DiMaria, Markovic, Djuricic, Javi Garcia, etc.

Se no plano da prospecção internacional, área liderada por Rui Costa, o Clube já encontrou um caminho e direcciona-se constantemente para mercados emergentes acessíveis financeiramente e com jogadores de elevado potencial, no plano nacional o SLBenfica pretende melhorar a integração de jovens da formação no plantel principal.

Nesse sentido o Clube criou um novo projecto onde anualmente cinco jogadores do sector de formação são integrados num plano de desenvolvimento e acompanhamento intensivo, com vista à integração do plantel principal no ano seguinte de dois desses jogadores, transitando os seguintes para um segundo ano do projecto, momento em que dois novos jogadores da formação integrarão o mesmo em substituição dos que foram promovidos.

Esta temporada serão integrados nesse projecto os jogadores Nelson Oliveira, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, Ruben Pinto e Bernardo Silva, havendo a expectativa de, excepcionalmente, e por se tratar de um arranque com atletas já com significativa experiência de níveis de exigência elevados, poderem integrar todos o plantel da próxima temporada, ou pelo menos quatro destes. Nomes como João Amorim, Sancidino Silva, Gonçalo Guedes, Pedro Rebocho, Bruno Varela, Fábio Cardoso ou Harramiz poderão integrar este projecto na próxima temporada.


A equipa que acompanhará os jogadores sob a liderança directa de Rui Costa, integrará elementos do BenficaLab, elementos do departamento de prospecção e ainda um elemento da equipa técnica do plantel principal nomeado para acompanhar o projecto, que deverá ser Minervino Pietra, não estando fora de hipótese adicionar Chalana à equipa técnica com estas funções.

O projecto não passará apenas pela equipa B ou pelos escalões de formação do Clube, mas incluirá igualmente parcerias com clubes da I e II Ligas que desempenharão um papel importante de colaboração com o SLBenfica e que serão criteriosamente escolhidos pelo Clube em função dos seus objectivos, modelo táctico e equipa técnica.

Esta equipa acompanhará com regularidade os jogadores, fará a interligação com as equipas técnicas dos clubes de destino onde estarão emprestados (se for caso disso), para colaborar activamente na optimização do rendimento desportivo do jogador, com proveitos futuros para o SLBenfica e imediatos para o clube de destino. Daí que a definição criteriosa dos clubes onde os jogadores poderão evoluir é um factor fundamental, de modo a que o SLBenfica mantenha a distância sobre a estratégia desses Clubes, mas ao mesmo tempo seja possível uma relação de parceria para potenciar os jogadores emprestados. 

Uma equipa do Dpt. de Prospecção acompanhará com regularidade os jogos desses jogadores, bem como alguns treinos quando autorizado pelo clube de destino, se estiverem emprestados, com quem realizarão igualmente reuniões regulares com as equipas técnicas desses clubes. 

Rui Costa, na qualidade de responsável e figura máxima do Clube neste projecto, terá uma relação directa com os jogadores com vista ao seu acompanhamento extra-desportivo, para fazer os jogadores sentirem-se acompanhados, sentirem o dever de responsabilidade, o reconhecimento do SLBenfica e para evitar situações como recentemente se deu com Oblak.

Para cada jogador o projecto terá um ciclo mínimo de um ano e máximo de dois anos, findo os quais ou o jogador cumpriu os requisitos e é integrado como solução de mais-valia no plantel principal ou é dispensado, se não houver perspectivas futuras, ou então será novamente emprestado, mas já fora deste projecto se houver expectativas de ainda poder evoluir no sentido pretendido.

"Não aconteceu, mas poderia ter acontecido assim!"


- O SLBenfica só teria a ganhar com um projecto deste género, bem implementado, acompanhado, monitorizado e liderado. Com pessoas que conheçam o Clube e representem algo para os jovens como Rui Costa (e Chalana). Este seria o típico projecto que poderia ter como figura máxima Humberto Coelho, o Sr. Capitão, em directa colaboração com Rui Costa.

Comentários

  1. Pa! Gosto do vosso blog. Faz critica construtiva, e a brincar a brincar apresenta ideias, coisa que nao se ve ha muito pela blogosfera. Parabens e continuem.

    ResponderEliminar
  2. as vossas ideias são muito boas
    mas quando chego ao fim e aparece: "Não aconteceu, mas poderia ter acontecido assim!"
    até me passo :P

    ResponderEliminar
  3. É pá! eu contratava-te para o departamento de comunicação do clube!
    Adoro este blog... muito construtivo e de grande qualidade na escrita... muito bem!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Geracao Benfica,

    Como gostaria que isto fosse possível: «o Clube criou um novo projecto onde anualmente cinco jogadores do sector de formação são integrados num plano de desenvolvimento e acompanhamento intensivo, com vista à integração do plantel principal no ano seguinte de dois desses jogadores»

    Só não compreendo o porquê de:
    - «liderança directa de Rui Costa»
    - «um elemento da equipa técnica do plantel principal nomeado para acompanhar o projecto, que deverá ser Minervino Pietra»
    - «não estando fora de hipótese adicionar Chalana à equipa técnica com estas funções»
    Quer dizer... percebo a intenção de pegar em antigas glórias e aproveitar aquilo que pensamos que eles poderão dar-nos de melhor... mas será que eles têm competências nessas áreas?

    Será que eles serão os melhores "tutores" para os jogadores?

    Deixo esta interrogação porque acho que a maioria deles já se encontra na estrutura encarnada (e muitos deles sempre se encontraram), mas que vejo a contribuírem muito pouco para tal... mesmo que primeiramente tal poderia não estar nas suas funções, mas pela ausência das mesmas, poderiam ter a pro-actividade/sensibilidade de serem os primeiros a dar o exemplo... por exemplo, onde está o Chalana ou o Pietra, quando há um talento como o Miguel Rosa que poderia muito bem integrar o plantel principal e depois é preterido?

    Vejo mais o Chalana, o Pietra e o Rui Costa como "yes man", do que propriamente com capacidade para serem tutores num projecto desses. Para se ser um "tutor", não é só dar umas palmadinhas nas costas dos jogadores. É preciso alguém que lhes explique o grau de exigência. E estas ex-antigas glórias acabam por ser simpáticos de mais.

    Pelo menos é o que eu vou sentido... gostava de estar enganado, porque o que descreveste seria mesmo a situação ideal... fica aqui a questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PP, eu optarei sempre por sugerir situações com a equipa que a direcção eleita tem, sempre... Que possível.

      Neste caso, ter Rui Costa a liderar e mandatado para liderar, nao tenho duvidas que seria boa opção. Quanto a nomes como Chalana ou Pietra, seriam operacionais e o que poderiam dar ao projecto seria o conhecimento do Benfica e o reconhecimento dos jovens à sua história, bem como serem homens que percebem de futebol

      Eliminar

Enviar um comentário

Não aconteceu, mas poderia ter acontecido assim... E se tivesse acontecido, qual seria a tua opinião?

Mensagens populares deste blogue

Restruturação da SAD avança mais rapidamente

A derrota desta noite, contrariamente ao que seria de prever e de acordo com outras situações, não fragilizou Jesus, mas sim... Luís Filipe Vieira, que foi muitíssimo pressionado pela restante Direcção do Clube, mais até do que pela SAD a efectuar mudanças urgentes no futebol, sob pena de ser um ano nefasto para um do melhores planteis que o SLBenfica já teve. Nesse sentido, a mudança na estrutura da SAD irá avançar rápida e urgentemente, tendo Luís Filipe Vieira a noção que, por muito que tal agrade a Jesus, querer que o treinador suprima as ineficiências e as inexistências da estrutura do SLBenfica... Simplesmente não é possível. Assim sendo, nos próximos dias José Veiga irá regressar ao SLBenfica e, na mesma reestruturação irão sair Domingos Soares Oliveira, Miguel Moreira, Paulo Gonçalves e João Gabriel. O nome mais forte para o lugar de DSO não é ainda conhecido, mas muitos apontam Fernando Tavares, pela sua experiência empresarial e formação desportiva recente. Com José Veiga tra

Fiquei com a sensação que deixei o puto ir de ferias

Fiquei com a sensação que deixei o puto ir de ferias

Treino de 5ª feira à porta aberta

Por decisão directa de Luis Filipe Vieira, o treino desta quinta-feira, feriado, será realizado à porta aberta. Avizinha-se um "banho de multidão" que servirá seguramente de catalisador da equipa para o arranque do campeonato na Madeira, contra o Marítimo. Estão previstas diversas surpresas, preparadas pelo departamento de marketing, incluindo um sorteio para um grupo de 50 sócios entre os presentes, de uma sessão de autógrafos após o treino, numa zona mista onde poderão contactar todos os jogadores para autógrafos e fotografias. A Direcção do SLBenfica pretende uma fortíssima "injecção de motivação" e um banho de mística aos jogadores do Benfica. "Não aconteceu, mas poderia ter acontecido assim!" - o que acham? Não fazia todo o sentido realizar uma acção destas com os sócios e adeptos, num dia feriado e num nome to em que tantos emigrantes estão em Lisboa?

FINALMENTE! Alguém fez o trabalho de casa no Benfica!

Uma conferência de imprensa de Jesus... À Benfica! É preciso sentirem "os tintins" apertados para se portarem como profissionais! ARGH!!!

Hélder Cristóvão despedido à Fernando Santos

Ainda agora começou o campeonato e Hélder Cristóvão já abandonou o comando técnico da equipa do Benfica B. Sem qualquer vitoria nos dois primeiros jogos, Hélder Cristóvão acabou vitima da situação que trouxe ao SLBenfica um treinador inexperiente e sem qualquer historial ou obra feita na formação. Luís Filipe Vieira, em linha com a reestruturação que pretende fazer nada SAD, quer o treinador Jorge Jesus exclusivamente dedicado à orientação da equipa principal e respectiva conquista do título de campeão nacional e da taça de Portugal. Hélder Cristóvão publicamente procurava sempre uma colagem a Jorge Jesus, sendo que todas as suas intervenções no âmbito da equipa B acabavam de alguma forma sempre por referir Jorge Jesus, no que na SAD começou a ser visto como Hélder Cristóvão funcionar praticamente como adjunto de Jesus, o que não foi bem aceite. Nesse sentido, Hélder Cristóvão acabou por representar um aviso a Jorge Jesus por parte de Luís Filipe Vieira, no sentido de que o que

Gosto demais do NGB... É o "meu menino"

Tentei aproveitar o período calmo das ferias para mais uma tentativa, desta vez silenciosa, de me separar da ligação umbilical ao NGB. Na verdade nunca estive "preparado" para tanta visibilidade. Aquela "brincadeira" tem uma media de visitas de 10.000 visitantes por dia. Sinto sempre vontade de fugir, mas se calhar nunca na dimensão do orgulho impossível de disfarçar de ter criado um blog tão reconhecido e visitado... Até tão odiado por alguns obtusos. Tentei, por isso, criar um projecto alternativo onde eu pudesse dar "visões" ou sugestões de como poderiam ter sido feitas algumas escolhas ou opções, procurando assim contribuir de alguma forma para melhorar. Quem me conhece sabe que nunca critiquei por criticar, sempre tentei encontrar soluções alternativas que podem ou não fazer sentido, mas há "construção" na critica. Mas não dá, amigos! Fiquei com a sensação que deixei o puto ir de ferias com os amigos para o estrangeiro pela primeira vez

Problema GRAVE no Museu Cosme Damião

Talvez eu seja dos poucos que considera o museu "pouco emotivo". É lindo, um orgulho, mas na minha opinião falta "arrepiar" quem o vê! Eu, como benfiquista, teria por exemplo dado um espaço exclusivo à duas conquistas europeias do futebol, com vídeos, fotos, etc. Ao invés de colocar as taças (lindas) ali junto das taças internacionais... E os momentos multimédia, por amor de Deus, o YouTube está carregado de vídeos muitíssimo mais emotivos, emocionantes e arrepiantes do que os dois que passam no Museu. Mas na minha opinião, além de já se sentir uma falta de actualidade no Museu, ou seja, faltam conquistas recentes falta sentir que continuamos o percurso que nos levou até ali, há o risco real de o Museu "parar no tempo" e, por este andar daqui a 10 anos, no que ao futebol diz respeito, ter ali mais duas/três taças entre campeonatos, taças (Portugal e Liga)... A todos os que, como eu, se sentem orgulhosos por existir aquele espaço (independentemente